SETEMBRO AMARELO

Quando um famoso astro cinematográfico como Robin Williams se mata, isso se torna altamente impactante, gerando muitas vezes uma grande consternação e perplexidade. As pessoas muitas vezes manifestam um obsessivo interesse em querer conhecer as causas e circunstâncias que acabou culminando com o suicídio. No entanto, quando apresentamos uma estatística sobre o suicídio, apontando que no mundo uma pessoa morre a cada 45 minutos, vítima desse ato extremo, parece que isso sensibiliza muito menos. O filósofo Voltaire tem uma frase sobre o sofrimento que diz: “As lágrimas são a linguagem muda da dor.” Mas a mídia não pode emudecer diante da dor de inúmeras famílias que perdem seus entes queridos, principalmente pelo fato de um problema temporário, onde a pessoa acaba buscando o suicídio como solução permanente. Mais uma vez de forma corajosa o programa Trocando em Miúdos traz o assunto suicídio para ser abordado por ocasião do “Setembro Amarelo”, um alerta para a necessidade da prevenção. Vamos ouvir especialistas de distintas áreas falando de um tema que durante muito tempo foi desprezado e ignorado pela mídia. As estatísticas são subestimadas muitas vezes por questões de ordemsocial, política, religiosa e até econômica quanto a suicídios que aparecem disfarçados de acidentes ou morte por causa indeterminada. 
Vamos abrir o assunto da semana com o psiquiatra da Unicamp, Dr. Neury Botega que aborda a questão relativa a tristeza, depressão e suicídio. Ele está lançando um livro que mostra que a tristeza pode transformar, mas a depressão paralisa e pode culminar com um suicídio. Todas as entrevistas do programa ficam disponibilizadas em nosso site que já foi devidamente reconstruído:
www.programatrocandoemmiudos.com.br
O jornalista e escritor inglês Graham Greene tem uma frase que diz: “Suicídio é frequentemente apenas um grito por ajuda que não foi ouvido a tempo.”

Comentários

Postagens mais visitadas